quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sincronicidade

Já ouviu dizer em sincronicidade?
Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado, ou seja, uma mágica coincidência.
E sempre que ela acontece é uma surpresa!
Acredito que isso acontece quando nossos passos seguem a vontade de Deus. A sincronicidade é a linguagem do divino para orientar nossa vida, para abrir um caminho para ouvirmos a nós mesmos e o restante é consequência para seguir os sinais que nos indicam os melhores caminhos.
Estes dias tenho buscado uma palavra de alento, de carinho e estava dificil de encontrar. E devo confessar, estava perdendo minhas forças. Então hoje num intervalo do trabalho, aproveito para ver meus emails e um deles me chamou atenção, era de uma amiga mas estava sem assunto. Nunca abro o que não tem assunto, mas não sei o que me levou a abrir aquele e ele dizia:

TODOS OS TEMPOS SÃO IMPORTANTES E NECESSÁRIOS
Todos os tempos na nossa vida são preciosos e necessários, e nós precisamos compreender o sentido de cada um deles para bem vivê-los. "Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para para plantar e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para chorar e tempo para rir; tempo para gemer e tempo para dançar (...)" (Ecle 3,1 - 2:4)
Mesmo que, inicialmente, não compreendamos o que estamos vivendo, por ser um tempo aparentemente desencontrado e doloroso, peçamos a Deus o dom da docilidade e nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo. Jesus viveu toda a vida terrena guiado pelo Espírito Santo e levou a bom termo cada um deles (tempos), até mesmo os mais dramáticos, porque sabia que eram necessários para que a nossa salvação se realizasse. "Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente" (Lc 9,51 - 52).
Peçamos hoje ao Senhor que nos conceda a coragem de viver bem cada tempo, ainda que seja um intenso sofrimento, para que cresçamos em santidade, têmpera e graça.
Jesus, eu confio em vós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário