domingo, 27 de fevereiro de 2011

"... Façam aos outros o que você desejaria que os outros vos fizessem" Mateus 7:12

Ter paciência e compreensão é fundamental. Acredito que seja o primeiro remédio da lista para quem tem Mal de Alzheimer.
É chegado o dia que minha mãe colocou uma cenoura junto com seus perfumes e cremes. Engraçado? Para alguns, mas para mim foi o sinal mais real de que a doença realmente está lá.
Ela tem consciência de que esquece as coisas, e fica triste e constrangida por isso. Seus olhinhos tristes se enchem de lágrimas quando reclama que não se lembra de coisas simples.
E quanto mais procuro saber deste mal mais acabada fico! Como li: "Ele é como uma espada de fogo em nossas cabeças."
Já ouvi algumas versões sobre esta doença: quem tem sofreu algum trauma muito grande na vida, ou que guardou um grande segredo por muito tempo na vida, ou que sofreu um baque muito grande. Sei lá! Seja o que for é cruel demais.
Bem, e neste momento nada como o carinho da família. Por que o amor da família vem da memória, que é exatamente o que está faltando na minha mãe.




"Minha mãe, minha mãe, eu tenho medo
Tenho medo da vida, minha mãe.
Canta a doce cantiga que cantavas
Quando eu corria doido ao teu regaço
Com medo dos fantasmas do telhado.(...)"
(Vinícius de Moraes)

5 comentários:

  1. Ah minha flor, chega aperta o coração...
    Mas é como vc disse, agora nada como o carinho e o amor da família!
    Pode ser que um dia, ela sequer reconheça vocês, mas tenha certeza que mesmo nesses dias lá no fundo ela guardará cada gesto, e mesmo que eles durem apenas momentos em sua memória, serão momentos felizes, e isso valerá a pena! Bjus no s2

    ResponderExcluir
  2. Lú realmente lindo o que você... não consigo imaginar seu real sentimento diante de tudo o que você está passando e escreveu...
    Posso lhe escrever algo que supera tudo e nos faz manter em pé em diversar situações, a FÉ, o AMOR e a ESPERANÇA. Na verdade são três palavrinhas mas uma não pode viver sem a outra.
    É chegada a hora de você retribuir o amor incondicional que sua mãe tem por você com muito carinho e compreensão você fará esse caminho o mais longo e sereno caminho.
    Estou e estarei sempre aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho. Realmente é impossível descrever o que se passa em meu coração neste momento.
    O negócio é curtir todos os momentos com ela.
    Bjs e mais uma vez obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida....Estamos contigo pro que der e vier..(voce sabe disso)....Mas vá curtindo os poucos momentos de lucidez que resta..dando-lhe todo amor que tiver...Tenha muita fé e paciência.....bjs

    ResponderExcluir
  5. Poxa Lu, que ruim hem!
    eu imagino o que vc esta sentindo... tenho pessoas próximas que estão passando por isso tb.
    Curta bastante cada momento com ela, e mantenha seu coração calmo....por mais difícil que seja.
    Bjs

    ResponderExcluir